03/07/2009

"La fille mal gardée" ....

Deixamos aqui algumas informações sobre este bailado, bem como um "vislumbre" do enredo desta pantomina!


Bailado em Dois Actos e Três Quadros
A primeira apresentação foi em 1786 na cidade de Bordéus
Poema e coreografia de Dauberval
Nas primeiras actuações a música era uma seleção de trechos populares. Mais tarde recebeu uma partitura completa de Ferdinand Hérold.
Os Bailarinos da estreia foram Anna Pavlova e Pierre Vladimirof
Os Personagens são: Simone, dona de uma quinta próspera; Lisa, a sua filha; Colas, o jovem camponês, apaixonado por Lisa; Thomas, o rico vinhateiro e Alain, filho de Thomas


O enredo é muito simples: Simone quer casar a filha com o ridículo mas muito rico Alain. No entanto Lisa ama um camponês pobre, Colas.

O primeiro Acto mostra-nos a pequena aldeia onde decorre a história. Repleto de qüiproquós e confusões, neste primeiro Acto os dois jovens apaixonados protagonizam uma série de peripécias ao procurar fugir da severa vigilância materna.

O segundo Acto decorre numa seara de trigo. A colheita foi feita e há alegres festejos. Thomas, o rico vinhateiro, querendo impressionar, tráz um carrinho puxado por um pónei, onde coloca Lisa. Mas Alain é um perfeito imbecil! Entretanto, uma tempestade dispersa a festa e Alain é arrastado pela força do vento.



E o terceiro e último Acto decorre no interior da quinta da viúva Simone. Ela e a filha chegam a casa encharcadas pela chuva. Simone tranca a porta e coloca a chave numa enorme corrente dentro do bolso da sua saia. Passado pouco tempo Simone adormece e Lisa tenta tirar a chave, mas a mãe acorda. Simone volta a dormir e Colas surge no postigo da porta. Os dois jovens beijam-se e abraçam-se mas a viúva está a acordar!....



E a partir daqui, gera-se um vendaval de cenas hilariantes...

Vão saber qual é o desfecho no próximo dia 11 de Julho! Até lá podem ir pensando no que vai acontecer:-)

Sem comentários: