21/10/2009

En Pointe!

Este post é dedicado a todas as bailarinas clássicas da nossa Escola, particularmente às bailarinas que estão prestes a "entrar" nas Pontas!


Dançar em pontas é um objectivo importante na vida de uma bailarina clássica! Estás pronta para começar? Quais os requisitos?

1º Ter idade para "entrar" em pontas;
É da responsabilidade da professora de ballet decidir se tens idade para "entrar" em pontas. Há alguma controvérsia relativamente ao assunto: 9/10 anos?11/12 anos? Há outros factores que "ajudam" a professora a decidir se tens a idade certa. Mas nunca tentes sem teres a tua professora por perto... só ela te pode ensinar a técnica correcta! Olha que te podes magoar:-(
*
2º Ter tido alguns anos de formação prévia;
Não se começa no ballet logo em pontas!!!! Há todo um caminho a percorrer até chegar a este grande momento! Para ser capaz de dançar em pontas, a bailarina deve ter tempo para atingir a forma, força e alinhamento necessários para fazer uma transicção bem sucedida para o trabalho com as pontas.
*
3º As aulas;
Para manter a boa técnica e flexibilidade necessárias para o trabalho com as pontas é necessário aulas de ballet pelo menos três vezes por semana! A aula deve decorrer como uma aula normal, com uma duração maior que a habitual: isso garante que todo o corpo - especialmente pés e tornozelos -são devidamente aquecidos.
*
4º A preparação física;
Todas as bailarinas deverão ser avaliadas pela professora de ballet para determinar se estão fisicamente aptas para a exigência do trabalho com pontas. A professora deve verificar a posição correcta do corpo e alinhamento, a afluência suficiente, força e equilíbrio e domínio das técnicas básicas do ballet. O trabalho em pontas requer uma força tremenda de pernas e nos pés!
*
5º Maturidade emocional ...
O trabalho nas pontas é duro!!! As aulas serão mais exigentes para o teu corpo, especialmente para os teus pés! Estás preparada para sofrer com os pés doridos e às vezes esfolados? Além disso, as sapatilhas de pontas são complicadas e exigem responsabilidade no seu cuidado! Deves aprender a maneira correcta de as calçar e de as amarrar ao tornozelo.
Estás pronta para dedidar 3 a 4 horas por semana às aulas de ballet?
Estás pronta para te dedicares com disciplina e afinco a este novo desafio?
Nós estaremos SEMPRE aqui para te ajudar:-)

E deixamos um vídeo com as famosas e super confortáveis sapatilhas de ponta "Gaynor Minden"! Se quiserem saber mais sobre pontas, cliquem no link "Gaynor Minden" que está na coluna direita do blogue, na rubrica "Quando puderes espreita...".

Sem comentários: