11/12/2009

Natal sem "O Quebra Nozes" é como Verão sem calor!

Passar um Natal sem assistir a um "Quebra Nozes" ( nem que seja só um bocadinho:-)) é como ter um Verão sem calor: não se consegue!

O "Quebra Nozes" é um bailado em um Prólogo e II Actos baseado num conto de E.T.A. Hoffman e com música de Tchaikovski.




Qual o enredo desta belíssima história?


"Na noite de Natal, a pequena Clara recebe um presente especial do seu padrinho: um boneco quebra-nozes. O irmão, cheio de ciúmes, acaba por parti-lo. Apesar do padrinho o ter conseguido reparar, Clara está preocupada e, quando todos vão dormir, vai à árvore de Natal ver como está o seu brinquedo. E a aventura começa.



A árvore atinge proporçoes exageradas e a sala enche-se de ratos comandados por um Rei. Tentam raptar a menina e, nessa altura, o quebra-nozes ganha vida e mobiliza os soldados para defender Clara. Porém, perde o conflito, e acaba também por ser capturado. Clarinha, vencendo os seus medos, entra nesta batalha e batendo desesperadamente com os seus sapatinhos acaba por aniquilar o rei dos Ratos.

Transformado agora num belo Princípe, o Quebra-Nozes conduz Clarinha ao Reino das Neves e a um Reino Maravilhoso, onde uma boa fada distribui alegria e guloseimas às crianças, que como Clarinha, ainda têm a capacidade de sonhar."





(Excerto da "Valsa das Flores", gravado na Ópera de Leipzig em 18/12/07)

Sem comentários: