13/09/2009

Anna Pavlova: "Deus dá o talento, mas é o trabalho que transforma o talento em génio!"

Esta imagem é provavelmente a imagem mais conhecida da talentosa Anna Pavlova!


Anna nasceu em 1881 na cidade de São Petersburgo. Quando fez oito anos a sua mãe levou-a a assistir ao bailado "A Bela Adormecida" no Teatro Mariinsky. E foi a partir daquele dia que Anna decidiu dedicar-se de corpo e alma ao ballet. Tentou então entrar na Escola Imperial de Bailado de São Petersburgo mas foi rejeitada devido à tenra idade e à baixa estatura.
Conseguiu entrar dois anos mais tarde graduando-se aos dezoito anos, começando no Teatro Mariinsky uma carreira de sucesso!


No final do século XIX, o corpo ideal para uma bailarina era um corpo compacto e musculoso para poder atender às exigências da técnica e requisitos da dança. Anna Pavlova alterou esta visão: pela sua figura graciosa e delicada e pelo modo muito pessoal de dançar ( a execução do "En Pointe" como o conhecemos é criação de Anna!); começou a ganhar destaque nos bailados e a arrebatar fãs entusiasmados.



O seu repertório era clássico, convencional mas gostava de incluir números de danças étnicas. As suas adaptações e interpretações dos bailados clássicos encantavam as plateias. Desde que ingressou no Teatro Mariinsky até 1930, Anna Pavlova correu o mundo, viajando cerca de 500 mil milhas, dançando em 3.650 espectáculos e participando em mais de 2.000 ensaios.

De todas as suas actuações, a "Morte do Cisne" é aquela que "arrebata" o olhar e mostra o imenso talento de uma bailarina que nos deixou em 1931 e cujas últimas palavras foram: "Toque o último compasso suavemente."

Sem comentários: