O Coreógrafo estrutura o esquema de trabalho a ser desenvolvido e cria figuras coreográficas ou sequências. Transmite ao bailarino a forma, a movimentação, o ritmo, a dinâmica e a interpretação necessários à execução da obra. Dedica-se também à preparação corporal dos dançarinos. É o responsável máximo pela realização de um bailado. Cria movimentações cénicas a partir de uma ideia, música, texto ou roteiro. O Coreógrafo tem que ter capacidade de liderança, imaginação, criatividade e sentido estético. Tudo isto associado a profundos conhecimentos de Dança.
Onde estão os Coreógrafos? Nas Companhias de Dança, onde são responsáveis pelos bailados e espectáculos de dança. Na Televisão também encontramos coreógrafos que preparam as "pequenas" coreografias que aparecem, sobretudo em programas de variedades. E no Teatro também encontramos coreógrafos que idealizam e ajudam o encenador a dirigir determinadas cenas da peça que incluam bailados.
Falemos então de um Coreógrafo que é por muitos considerado o maior coreógrafo do século XX: Merce Cunningham - o homem que revolucionou a dança moderna!
Nasceu em 1919 no Estado de Washington, nos EUA. Estudou ballet em Seattle antes de ser solista na Companhia de Martha Graham entre 1939 e 1945. Em 1944 realizou o seu primeiro espectáculo a solo com música do compositor John Cage, que viria a ser seu parceiro até à morte, em 1992.
Em 1953 funda a sua Companhia: um laboratório do movimento aberto à inovação e experimentação, que dirigiu até aos últimos dias.
Morreu no passado mês de Julho, em sua casa, de causas naturais. No comunicado que anunciava a sua morte, afirmava-se que Mercer "revolucionou as artes visuais e do palco (...) porque quis alcançar a beleza e o assombro de explorar novas possibilidades.
Mercer Cunningham Dance Company in "Beach Birds" (extracto)
Sem comentários:
Enviar um comentário